Do que se trata

A angioplastia arterial com implante de stent é um procedimento endovascular  com o objetivo de restaurar o fluxo sanguíneo das obstruções arteriais e venosas por meio da dilatação do vaso com balão e posteriormente o posicionamento de uma malha de metal (stent), que ajuda a mantê-la aberta com  a passagem do fluxo sanguíneo livre.
A imensa variedade de materiais específicos disponíveis no mercado para a constante evolução, possibilita o tratamento dos pacientes de maneira pouco invasiva, rápida e com baixos riscos.

1 a 2 horas

12 a 36 horas

2 a 4 semanas

Local com sedação

15 dias

Duradouros

Trata-se de um procedimento que é realizado, com anestésico local, dura cerca de uma hora e na maioria das ocasiões é realizado como um procedimento ambulatorial.

O profissional de radiologia intervencionista puncionará uma artéria na coxa do paciente, com uma pequena agulha e implantará uma combinação de tubos de plástico (chamados de introdutores e cateteres) nas artérias.

Durante todo o processo, é utilizado imagens de orientação, para garantir mais segurança. Um cateter balão será insuflado na parte estreitada ou obstruída do vaso.

Posteriormente o radiologista intervencionista implanta um stent por dentro do vaso para garantir que ele permaneça aberto, garantindo seu perfeito funcionamento.

Dúvidas sobre Angioplastia Arterial com Implante de Stent

Quanto tempo de recuperação de angioplastia com o implante do stent?
Apenas 12 horas de repouso após a realização de uma angioplastia simples, para evitar sangramento no local da punção.
Quanto tempo dura uma cirurgia de angioplastia?
Embora não seja caracterizada como uma cirurgia, por se tratar de um procedimento invasivo, a angioplastia demanda internação do paciente. O tempo total de realização do procedimento pode levar de 30 minutos à 2 horas.
Quanto tempo de recuperação de angioplastia com stent?
Após uma angioplastia simples, apenas 12 horas no máximo, pare evitar sangramento no local da punção arterial.
É normal sentir dor após uma angioplastia?
Não é esperado o paciente apresentar dor após a angioplastia. É muito importante caracterizar a dor que você está sentindo para definição se essa dor é sinal de alguma complicação após o procedimento. Procure o seu médico com brevidade.