Sobre o Procedimento


Do que se trata
A embolização é a injeção de elementos ou substâncias com intuito de bloquear ou diminuir o fluxo de sangue que chega às células cancerígenas no fígado.

Ela pode ser usada para tumores grandes (geralmente maiores do que 5 cm de diâmetro) e que não podem ser tratados por ablação, que não podem ser removidos cirurgicamente.

A embolização reduz parcialmente o abastecimento de sangue para o tecido hepático normal, por isso não é uma boa opção para alguns pacientes cujo fígado está afetado por doenças como hepatite ou cirrose.

Embolização da veia porta é um procedimento que permite o crescimento do futuro fígado remanescente, sustentando assim a possibilidade de extensa ressecção hepática em pacientes com volume previsível de fígado remanescente insuficiente.





 
TEMPO DE INTERVENÇÃO

Cerca de 2 horas.

HOSPITALIZAÇÃO

24 horas.

EFEITOS

Imediatos.

ANESTESIA

Local.

RECUPERAÇÃO

2 a 7 dias.

RESULTADOS

Duradouros.

Ainda tem dúvidas?

Envie suas perguntas para o Dr. Luiz Otavio

Nome E-mail Telefone Observações

Tratamento

Uma das alternativas para tornar a cirurgia de cancer de fígado viável é a embolização portal pré operatória.

Ela tem por objetivo  provocar um crescimento hepático da porção do fígado que permanecerá após a cirurgia, garantido ao paciente que haja, portanto tecido hepático em quantidade suficiente para manter o seu adequado funcionamento.

A embolização é realizada acessando a veia porta de forma percutânea por acesso transparietohepático, permitindo progredir cateteres através dos quais se administram material embólico.
 
PERGUNTAS FREQUENTES

Dúvidas sobre Embolização de Veia Porta

Quando é indicado a embolização da veia porta?
Embolização da Veia Porta é indicada para aumentar a possibilidade de ressecção de um câncer no fígado. Ela deve ser realizada 4-6 semanas antes da cirurgia de ressecção tumoral. O princípio desta técnica é que 80% do sangue que entra no fígado vem pela veia porta, e 20% pela artéria hepática.
Como desobstruir a véia porta?
É necessário tratamento. Um dos meios de tratamento é procurar reduzir a pressão na veia porta para impedir os sangramento das veias varicosas do esôfago. O médico geralmente fecha em primeiro lugar as veias varicosas por meio da aplicação de ligaduras elásticas ou injetando nelas substâncias químicas através de um endoscópio.
Para que serve a embolização?
A embolização é a injeção de elementos ou substâncias com intuito de bloquear ou diminuir o fluxo de sangue que chega às células cancerígenas no fígado. A embolização é uma opção para pacientes cujos tumores não podem ser removidos cirurgicamente.
O que é procedimento de embolização?
Procedimento aplicado clinicamente há mais de 30 anos, a embolização consiste na obstrução intencional de um vaso em uma determinada região do corpo, a fim de impedir o fluxo sanguíneo nesse local.
Para quem é indicado o procedimento?
Este procedimento é indicado, de forma pré-operatória principalmente para pacientes que serão submetidos a grandes ressecções hepáticas para o tratamento de tumores.
Quanto tempo depois do procedimento o paciente tem alta?
Geralmente o paciente possui uma permanência hospitalar de 24H, pois o procedimento é realizado através de sedação e anestesia local.
VEJA TAMBÉM

Outros procedimentos

Embolização de Próstata

A hiperplasia prostática benigna, conhecida como HPB é um tipo o tumor benigno mais frequente na população masculina. A doença é de alta prevalência e acomete homens a partir dos 50 anos.

VER PROCEDIMENTO TIRE SUAS DÚVIDAS
Embolização de malformação arteriovenosa

A malformação arteriovenosa (MAV) é basicamente uma conexão anormal entre artérias e veias. As MAVs não apresentam sintomas específicos e por isso são descobertas por acaso.

VER PROCEDIMENTO TIRE SUAS DÚVIDAS
Aneurismas Aórticos

O aneurisma surge quando há uma dilatação anormal da parede de alguma artéria do nosso organismo. Diversos fatores de risco, associados ou não, podem causar a dilatação da parede arterial, sendo alguns deles: tabagismo, hipertensão, dislipidemia e doenças do colágeno. Geralmente, o aneurisma aumenta de maneira gradual e silenciosa, ou seja, sem sintomas.

VER PROCEDIMENTO TIRE SUAS DÚVIDAS